Endiama apresenta resultado positivo de 44,16 mil milhões de kwanzas

Data:

A Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA) obteve um resultado positivo de 44,16 mil milhões de kwanzas, no exercício económico de 2021, superior em 30,78 mil milhões de kwanzas comparativamente ao período homólogo.

Estes resultados, segundo o parecer da Delloite & Touche-Auditores, Limitadas, empresa que procedeu a auditoria às contas, estão em conformidade apesar de apresentar algumas “reservas”.

Segundo o “Relatório de Gestão e Contas 2021” da empresa pública de diamantes, o incremento do preço médio do quilate de 138 dólares em 2020 para 183 registado no ano passado, contribuiu nos proveitos operacionais em cerca de 41 por cento.

No ano passado, os custos operacionais totalizaram cerca de 27,4 mil milhões de kwanzas, tendo se registado um aumento de 25 por cento face ao período homólogo.

Já com o pessoal, as despesas corresponderam a cerca de 69 por cento dos operacionais e aumentaram em 33 por cento em relação ao ano de 2020.

Registo positivo

O resultado financeiro da ENDIAMA do exercício económico do ano passado, revela um registo positivo de 2,48 mil milhões de kwanzas.

Comparativamente ao período homólogo, a empresa pública de diamantes obteve um aumento de 3,01 milhões de kwanzas.

As filiais e associadas tiveram um registo de 63,92 milhões de kwanzas, um aumento “significativo” de 17,03 milhões de dólares comparativamente ao período homólogo.

Contribuíram para estes dividendos a empresa Catoca com 67,19 por cento, Minas (12,53), Clínica Sagrada Esperança (9,74), Chitotolo (8,68), Somiluana (1,54) e o BAI (0,32).

JA

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Entenda AGORA por que a Taylor Swift é um modelo para empreendedores

Tens um modelo? Muitos proprietários de empresas podem apontar...

Conheça AGORA os países africanos com mais bilionários em 2024

O boom dos multimilionários africanos é um momento decisivo...

Fundador da Netflix investe em startup africana de irrigação solar

O cofundador da Netflix, Reed Hastings, e o ex-CEO da Alphabet, Eric...

Conheça a mulher que se tornou primeira-dama em dois países diferentes

Samora sente-se privilegiada por ter partilhado a sua vida...